Barcelos

Tregosa, onde a falta de água fecha negócios e as captações colocam em risco a saúde pública

É um caso único em todo o concelho. As habitações estão dotadas de ramais de abastecimento há mais de 15 anos, mas vão continuar sem água porque “não será possível” antecipar um investimento de 300.000€. Os furos e poços são focos alarmantes de contaminação bacteriológica que, em alguns casos, fornecem água que “nem para tomar banho” é adequada.

PAULO VILA

4 de Maio 2025
Tregosa, onde a falta de água fecha negócios e as captações colocam em risco a saúde pública
É, como o SETE JORNAL noticiou, uma das dez freguesias excluídas pela Câmara dos planos de investimento – o municipal e o da concedente –, razão pela qual vão continuar, por longos anos, a não ter acesso a uma rede de saneamento. Mas em Tregosa também não há água pública. A que existe serve apenas a zona baixa da aldeia e chegou ali, tem muitos anos, pelas mãos dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico Viana do Castelo (SMSBVC).Desde então, a freguesia cresceu, a pressão urbanística aumentou e, com ela, a necessidade
Nomeados políticos recebem milhares de euros à margem da lei...
Barcelos
Exclusivo

Nomeados políticos recebem milhares de euros à margem da lei

Acumulam funções remuneradas de presidente de Junta com as de membros de apoio aos gabinetes do executivo municipal, cargos que apenas podem exercer em regime de exclusividade. Com isto, obtêm dois rendimentos, circunstância que a lei não admite.

Política