O consumidor pode, por sua opção expressa, submeter a resolução de litígios à apreciação de um centro de arbitragem de conflitos de consumo.

Em cumprimento do artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de Setembro, comunica-se que as entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo são aquelas que constam da seguinte lista:

  • Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo – Tribunal Arbitral de Consumo (CIAB)
    Rua D. Afonso Henriques, n.º 1
    4700-030 Braga
    +351 253 617 604

    Interface de Transportes de Viana do Castelo
    Avenida Humberto Delgado
    4900-317 Viana do Castelo
    +351 258 809 335
    www.ciab.pt

  • Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC)
    Rua D. Afonso Henriques, 1
    4700-030 Braga
    +351 253 619 107
    https://www.cniacc.pt/pt/

  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa (TRIAVE)
    Rua Capitão Alfredo Guimarães, n.º 1
    4800-019 Guimarães
    +351 253 422 410
    www.triave.pt

  • Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (CICAP)
    Rua Damião de Góis, n.º 31, Loja 6
    4050-225 Porto
    +351 225 508 349
    www.cicap.pt

  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região de Coimbra (CACRC)
    Av. Fernão Magalhães, n.º 240, 1.º andar
    3000-172 Coimbra
    +351 239 821 690
    www.centrodearbitragemdecoimbra.com

  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa (CACCL)
    Rua dos Douradores, n.º 116, 2.º andar
    1100-207 Lisboa
    +351 218 807 030
    www.centroarbitragemlisboa.pt

  • Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL)
    Rua de Santa Marta nº. 43-E – 1.º C
    1150-293 Lisboa
    +351 213 177 660
    http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp

  • Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve (CIMAAL)
    Avenida 5 de Outubro, nº. 55, r/c dt.º
    8000-075 Faro
    +351 289 823 135
    https://consumoalgarve.pt/index.php/pt/

  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Madeira (CACCRAM)
    Rua Direita, n.º 27, 1.º andar
    9050-405 Funchal
    +351 291 147 115
    https://www.madeira.gov.pt/cacc/

No que concerne a litígios decorrentes da prestação de serviços através do site SETE JORNAL, o consumidor poderá, ainda, recorrer à Plataforma Europeia de Resolução de Litígios em Linha, disponível em https://ec.europa.eu/consumers/odr/main/index.cfm?event=main.home2.show&lng=PT

Dados retirados da lista de Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo constante do sítio da Direção-Geral do Consumidor em Dezembro de 2023. Em www.consumidor.gov.pt pode consultar a lista actualizada.