Subscrito pelo PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN, o projecto-lei que vai aprovar a reposição de 303 freguesias agregadas pela “lei Relvas” é votado hoje no Parlamento. O SETE JORNAL dá conta do que muda em Barcelos e nos concelhos vizinhos.
Região
A consultora norte-americana Inrix coloca as sedes dos municípios do Quadrilátero Urbano entre 945 cidades em todo o mundo – 572 europeias – nas quais os condutores perdem cada vez mais tempo no trânsito automóvel. Serão entre 20 e 22 horas/ano.
Batem recordes ano após ano e, alguns, quase chegam a duplicar os valores de 2023, até ao final do qual se manteve vigente o Plano de Poupança de Energia decorrente da guerra na Ucrânia. O SETE JORNAL fez as contas aos gastos dos municípios do quadrilátero urbano e dos cinco outros que confinam com o de Barcelos.
As sete autarquias querem inteirar-se do andamento da empreitada para minimizar o mal-cheiro com que se debatem “há quase três anos” e pedem a anuência do presidente da CCDR-N. Os autarcas recordam que vivem um “martírio” onde os “odores diários” continuam a “afectar as populações” contíguas ao aterro em “função dos ventos”.
Terminou abruptamente a primeira audiência de julgamento da rede internacional que traficava droga com recurso a contentores de fruta provenientes da América do Sul. As “declarações incompatíveis” de um dos quatro arguidos cuja defesa era assegurada por Frederico Alves levou o advogado a renunciar ao mandato com efeitos imediatos.
O Tribunal de Braga começa hoje, 6, a julgar nove arguidos acusados de tráfico de droga e associação criminosa. Em conjunto, desenvolveram um plano que permitiu introduzir em Portugal estupefaciente avaliado em dezenas de milhões de euros. A detenção dos traficantes deu-se em Gilmonde, Barcelos.
O “prolongamento” das plataformas de passageiros foi assumido como sendo um dos “objectivos” da modernização da linha do Minho. Apesar de necessárias, as obras não foram executadas. A Infraestruturas de Portugal (IP) admite agora ao SETE JORNAL avançar com uma empreitada no final do próximo ano.
Mesmo para quem só utiliza o comboio uma vez por semana, o novo título de transporte pode ser uma boa opção. O SETE JORNAL explica como tirar o máximo partido dos 20€ mensais que custa o Passe Ferroviário Verde, em vigor desde ontem, 21.
Tida como a avaliação mais abrangente sobre o desempenho das universidades, o THE WUR 2025 coloca as duas instituições de ensino superior no ranking onde estão classificadas mais de 2000 academias de 115 países e territórios. Portugal tem apenas 18 estabelecimentos nesta avaliação.
É a resposta à investigação conjunta do SETE JORNAL e da RTP, três meses depois da denúncia. Em causa estão dezenas de milhar de páginas com informações confidenciais que foram parar ao lixo, faltando apurar o grau de exposição dos dados pessoais dos utentes e se se trata de uma prática generalizada em todo o país. É para aí, de resto, que apontam os indícios.
São dezenas de processos que totalizam muitos milhões de euros. Alguns têm anos, outros apenas alguns meses (ou dias) e visam, sobretudo, municípios. Mas não escapa ninguém! A judicialização dos procedimentos concursais é uma ‘arma’ que Gaspar Borges usa repetidamente, sem peias ou constrangimentos. E há relatos surpreendentes…
Enquanto o país aguarda pela aprovação do Plano Ferroviário Nacional, iniciado em 2021, no Parlamento os partidos desdobram-se em recomendações (sem força de lei) em prol de um transporte mais sustentável. Para Barcelos, Braga e Guimarães reclamam-se novas linhas, mais comboios e bilhetes mais baratos.