Região

Tempos de espera para consultas e cirurgias continuam a ir muito para além do previsto na lei

O relatório de monitorização sobre os tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS) revela um aumento generalizado dos incumprimentos no acesso a cirurgias e a consultas externas por parte dos hospitais da região, que acompanham a tendência nacional. Barcelos e Guimarães destacam-se pelos piores motivos.

PAULO VILA

4 de Julho 2024
Exclusivo
Tempos de espera para consultas e cirurgias continuam a ir muito para além do previsto na lei
Os dados são da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e referem-se às cirurgias e consultas gerais –com excepção para a cardiologia e oncologia – cujos tempos de espera ultrapassaram os limites máximos estabelecidos por lei para os diferentes tipos de cuidados de saúde a prestar, sem carácter de urgência. Apesar de já muito elevados nos primeiros seis meses de 2023, os tempos máximos de resposta garantidos (TMRG) agravaram-se no segundo semestre e, nos casos de Barcelos, Braga, Guimarães e Viana do Castelo, mais de metade dos utentes
Nomeados políticos recebem milhares de euros à margem da lei...
Barcelos
Exclusivo

Nomeados políticos recebem milhares de euros à margem da lei

Acumulam funções remuneradas de presidente de Junta com as de membros de apoio aos gabinetes do executivo municipal, cargos que apenas podem exercer em regime de exclusividade. Com isto, obtêm dois rendimentos, circunstância que a lei não admite.

Política