Barcelos

Só existem comprovativos de sete das 50 deslocações pelas quais ex-presidente da EMEC se fez pagar

Grande parte dos 4870€ que Augusto Castro (foto) recebeu a título de despesas de deslocação não têm documentos justificativos para além das fichas que o próprio assinou a autorizar o pagamento. Acresce que, em todos casos, o número de quilómetros pagos é “superior à distância real” e, na maioria deles, a data das alegadas deslocações foi omitida.

PAULO VILA

4 de Fevereiro 2025
Exclusivo
Só existem comprovativos de sete das 50 deslocações pelas quais ex-presidente da EMEC se fez pagar
Da acusação do Ministério Público (MP) constam meia centena de deslocações que o antigo presidente da Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos (EMEC) – acusado de um crime de peculato (na forma continuada) – terá realizado entre 2017 e 2020, em viatura própria. Embora estando legalmente impedido de o fazer – facto de que tinha conhecimento –, as autorizações e os pagamentos foram sempre validados por Augusto Castro, totalizando 4870€ no final daquele período.Todavia, “apenas sete” de “todas estas deslocações”
Nomeados políticos recebem milhares de euros à margem da lei...
Barcelos
Exclusivo

Nomeados políticos recebem milhares de euros à margem da lei

Acumulam funções remuneradas de presidente de Junta com as de membros de apoio aos gabinetes do executivo municipal, cargos que apenas podem exercer em regime de exclusividade. Com isto, obtêm dois rendimentos, circunstância que a lei não admite.

Política