Barcelos

Ponte medieval começou a ser construída há 700 anos. É Monumento Nacional desde 1910

Local de passagem (quase) obrigatório – desde a época romana até à Idade Moderna – para quem circulava na parte baixa da bacia do Cávado, muita da história de Barcelos cruza-se com os passos que ecoaram nas suas lajes ao longo de séculos. Iniciada em 1325 por ordem de D. Pedro Afonso, a construção tornou-se num dos maiores símbolos arquitectónicos da cidade.

PAULO VILA

21 de Março 2025
Ponte medieval começou a ser construída há 700 anos. É Monumento Nacional desde 1910
“A ponte de Barcelos foi certamente requerida pela importância que esta vila tinha como pólo de comércio e local de uma concorrida feira, pela frequência de trânsito inter-regional que por aqui passava e que, seguramente, acrescentou bastante mais”. A afirmação está inscrita no volume da colecção Cidades e Vilas de Portugal, dedicado a Barcelos, da autoria de Carlos Ferreira de Almeida.A existência da movimentada feira de que fala o autor é improvável na data em que teve início a construção da ponte – a carta de feira é
Pombo, o super-candidato do Partido Socialista às autárquicas de Outubro...
Barcelos
Exclusivo

Pombo, o super-candidato do Partido Socialista às autárquicas de Outubro

Apesar da lei o impedir, Vítor Miguel Arantes Pombo (foto) é candidato a seis assembleias de freguesia, sendo que em cinco delas é mesmo o único nome proposto pelo PS. Trata-se de um “expediente” para ganhar tempo e “tentar finalizar as listas”, assume o presidente da Concelhia, Carlos Brito.

Política
ACIB “não passa de um sorvedouro de dinheiro público para actividades cujo efeito é n...
Barcelos
Exclusivo

ACIB “não passa de um sorvedouro de dinheiro público para actividades cujo efeito é nulo”

Por não estar fundamentada, Alexandre Maciel (foto) travou a votação de uma proposta que previa a concessão de um apoio de 55.000€ à Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB). O vereador independente alega, ainda, que se trata de “uma entidade que não reúne os requisitos mínimos para ser parceira institucional do Município”.

Política
Sociedade