Barcelos

O extraordinário caso da necrópole de Tamel S. Fins

O sarcófago de granito posto a descoberto pela rectroescavadora que naquele dia de Julho de 2021 dava início às obras do arranjo urbanístico junto da igreja foi o primeiro vestígio. O que foi encontrado é deveras surpreendente: um cemitério medieval que terá sido utilizado entre os séculos VI e XIV. Esta é a datação atribuída por Cláudio Brochado, arqueólogo da Câmara de Barcelos.

ZITA FONSECA

18 de Junho 2024
Exclusivo
O extraordinário caso da necrópole de Tamel S. Fins
Quando se fala em cemitério medieval é bom que se ponha de lado qualquer ideia que se assemelhe ao conceito actual. Necrópole é o termo mais correcto para designar aquele achado. Das 89 sepulturas postas a descoberto em pouco mais de 800 metros quadrados, a maior parte são “covachos” de planta rectangular ou ovalada, escavados na terra, alguns ainda delimitados por pedras ou fragmentos de “tégula” (telhas características da época romana).Uma vez depositado, o cadáver era coberto com pedras para ficar a salvo dos animais. A título
Nomeados políticos recebem milhares de euros à margem da lei...
Barcelos
Exclusivo

Nomeados políticos recebem milhares de euros à margem da lei

Acumulam funções remuneradas de presidente de Junta com as de membros de apoio aos gabinetes do executivo municipal, cargos que apenas podem exercer em regime de exclusividade. Com isto, obtêm dois rendimentos, circunstância que a lei não admite.

Política