A iniciativa contará com a participação de representantes de diversas instituições parceiras europeias, de entre os quais se destacam elementos da Universidade Europeia Sunrise, que se associam ao IPVC num esforço conjunto de reflexão e construção de respostas para os desafios das regiões mais desfavorecidas.
“A Semana Internacional é um espaço privilegiado para repensarmos, em conjunto, o papel das instituições de ensino superior na transformação dos territórios onde se inserem”, realça a vice-presidente do IPVC. Ana Paula Vale nota ainda que a instituição que “reforçar redes internacionais, mas também criar pontes que valorizem o conhecimento local e o coloquem ao serviço do desenvolvimento sustentável”.
Para a dirigente, “o espírito desta semana” está simbolizado na presença da Universidade Europeia Sunrise, em conjunto com a qual se vai procurar desenvolver “um diálogo aberto e construtivo entre instituições que acreditam na educação como motor de mudança” dos territórios. “Esta colaboração é, sem dúvida, um sinal de que estamos a construir uma rede europeia de instituições comprometidas com os desafios reais das suas regiões”, sublinha Ana Paula Vale.

Subordinada ao tema “As Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade”, o encontro reunirá docentes, investigadores e staff técnico-administrativo de várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais. Do programa destacam-se “sessões plenárias, apresentações institucionais, visitas imersivas ao território e experiências culturais, centradas no potencial do Alto Minho enquanto laboratório vivo de inovação e coesão territorial”, refere a instituição em comunicado.
Para assinalar do Dia da Europa, que se comemora a 9 de Maio, a programação será enriquecida com a actividade Dias de Multiculturalidade, uma iniciativa que se desenvolve no âmbito do projecto Com.Sigo+, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se de uma acção através da qual o IPVA procura “promover a integração e a valorização da diversidade cultural da comunidade académica, envolvendo estudantes internacionais, deslocados, refugiados e estudantes oriundos de países abrangidos por acordos de cooperação, como os PALOP”, assinala o comunicado.
De resto, a Semana Internacional contempla actividades em várias escolas do IPVC, assim como visitas a locais emblemáticos da região, com destaque para Melgaço, Valença e o Parque Nacional da Peneda-Gerês. O objectivo consiste em proporcionar aos participantes “uma abordagem pedagógica e territorial integradora, aproximando a academia dos desafios das comunidades locais”.