O SETE JORNAL constitui-se como um órgão de comunicação social digital, de âmbito regional e de informação geral, e norteia a sua actividade pelos princípios do rigor, independência, pluralismo, laicidade e combate à desinformação, sem prescindir da defesa intransigente dos valores da liberdade de expressão em todas as suas formas e manifestações.

O SETE JORNAL orienta a sua actividade informativa para o concelho de Barcelos, preferentemente, e municípios circunvizinhos, nas suas diversidades cultural, social, económica e política, privilegiando o jornalismo de investigação.

O SETE JORNAL é livre de quaisquer interesses que não sejam os que se subsumem no interesse público consubstanciado no propósito de informar com verdade e imparcialidade os seus leitores, contribuindo desta forma para difundir e fomentar o espírito de cidadania participativa, alicerçado numa sociedade esclarecida capaz de tomar as decisões que melhor sirvam os seus objectivos.

O SETE JORNAL vincula a sua actividade ao respeito pela boa fé dos leitores e ao cumprimento das regras deontológicas e éticas que norteiam a actividade jornalística e estabelece como limite inultrapassável a observância dos valores democráticos e da dignidade humana, tal como são postulados na Constituição da República Portuguesa, nomeadamente no capítulo referente aos Direitos, Liberdades e Garantias Pessoais.

O SETE JORNAL assume-se, ainda, como meio de defesa e valorização da língua portuguesa enquanto instrumento de comunicação, cooperação e de desenvolvimento das comunidades.