Centenas de utentes “de várias zonas do país” denunciam à GNR acesso indevido a dados de saúde
Os comandos territoriais da GNR de Braga e Viana do Castelo adiantam ao SETE JORNAL que estão a receber centenas de queixas “de todo o país” relacionadas com o acesso indevido a dados pessoais de crianças e adultos alojados nas plataformas do SNS. As participações visam um médico da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Minho a quem terão sido roubadas as credenciais de acesso na sequência de um ataque informático.
O número mais significativo de participações está a ser recepcionado na área de jurisdição do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR. “Até ao dia 26, recebemos 107 denúncias”, disse ao SETE JORNAL fonte oficial daquela estrutura. Apesar de se tratar de uma “situação extraordinária”, prossegue, “vão surgir muitas mais denúncias” nos próximos dias.
A mesma fonte refere, ainda, que as queixas provêm de “várias zonas do país, até dos Açores”, e são formalizadas “presencialmente ou por email”. O denunciado
A informação com qualidade, rigor, actual e feita por jornalistas profissionais só é possível pagando àqueles
que a produzem o justo valor pela responsabilidade pública que assumem. E a independência e a capacidade para
escrutinar os poderes públicos e os seus abusos serão tanto maiores quanto maior for o número de leitores que se
disponibilizarem para pagar esse trabalho.
Apoie a causa do jornalismo livre e ajude-nos a fazer do SETE JORNAL a sua voz a favor de uma
sociedade mais
justa, esclarecida e verdadeira.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se
assinante.
A coligação acusa João Rodrigues (foto) de ter financiado um “evento económico e mediático” com dinheiro do Município de Braga através de um expediente que contornou as regras da contratação pública. Ao autarca, a CDU exige agora os “devidos esclarecimentos” ao mesmo tempo que promete participar o caso à Inspeção-Geral de Finanças (IGF), Tribunal de Contas e Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL).
A versão exclusivamente digital já era possível obter através da App CP, mediante o pagamento de 0,50€. Agora, o Passe Ferroviário Verde passa agora a estar disponível também na aplicação móvel gov.pt, deixando assim de ser necessário um cartão físico, anunciou o Governo.
O vereador Carlos Eduardo Reis (foto) garante que a “situação foi comunicada” em Novembro de 2025. Todavia, a obra já estava concluída quando o Município de Barcelos deu conhecimento ao Património Cultural e à CCDR-N de que o altar campal foi construído sem licença e as medidas de minimização de impacto arqueológico não foram cumpridas.
Se pretender receber no seu e-mail os tópicos das principais notícias do SETE JORNAL, subscreva a nossa newsletter. Faremos um uso regrado desta ferramenta e comprometemo-nos a não inundar-lhe a caixa de correio.