Um estreante e dois “repetentes” são os cabeças de cartaz do Arredas Folk Fest, que no final do próximo mês regressa às margens do rio Neiva, sobre o qual é instalado o palco principal. Os espectáculos, de acesso livre, são repartidos por um outro que, tal como o primeiro, surgem este ano integrados num recinto recuperado. E, pela primeira vez, as duas margens vão ser ligadas por uma ponte amovível de modo a tornar o espaço mais amplo e aprazível.
Na quinta-feira, 28, o aquecimento fica a cargo d’Os Raianos, Moços do Neiva e Sopas de Vinho. Já pela noite dentro, os instrumentos darão lugar às remisturas do DJ Gaiteirinho, presença habitual no Arredas pelas mãos do músico Ricardo Coelho. Neste dia, a animação decorre apenas no palco secundário (palco Torgo).
Depois do êxito de 2014, os Kumpania Algazarra (foto) estão de regresso a Tregosa a 29 de Agosto. Com uma base sonora de inspiração balcânica, o conjunto sintrense partilhará o palco principal com Bdjoy. O vocalista, percussionista e líder da Zimbora Band faz-se acompanhar por músicos que criam um som único que funde hip-hop, reggae e música cabo-verdiana, abrindo caminho para um espectáculo de festa e dança.
O palco Torgo ficará entrege aos transmontanos Zingarus, por onde também passarão o quarteto Eiró e DJ Vira Discos. Mas é com Baiuca que se espera alcançar um dos momentos mais altos do Arredas. Fenómeno cultural e musical, o projecto de Alejandro Guillán funde o cancioneiro tradicional galego com a electrónica de vanguarda e tem vindo a conquistar muitos entusiastas entre o público português.
Será também ali que, no dia seguinte, se ouvirão Emmy Curl, Folky Bal’Boa e Duckshell. Esta última banda, oriunda de Budapeste (Hungria), mistura influências nacionais, balcânicas e brasileiras, das quais resultam diferentes estilos como o ska, o punk e o hip hop. A última noite do Arredas fecha com DJ Matias.
Antes, pelo palco principal, passam Sérgio Mirra e os “quadrilheiros” liderados por Sebastião Antunes. Figura proeminente da música tradicional portuguesa, o autor de sucessos como a “Cantiga da burra” ou “Não há dinheiro” regressa ao festival de Tregosa depois de ali ter estado em 2016.
O Arredas Folk Fest é organizado pela Torgo – Associação de Apoios às Artes. A apresentação do cartaz teve lugar ontem, 13, e contou com a presença da vereadora da Educação da Câmara de Barcelos. Mariana Carvalho destacou a “excelência do cartaz” e elogiou a “juventude tão dinâmica” que, ano após ano, torna possível a realização do festival. “É absolutamente impossível, qualquer que seja a Câmara Municipal, não se associar a um movimento desta natureza”, notou.