Barcelos

Adelino Andrade e João Machado, os dois barcelenses que integraram a “Constituinte”

As primeiras eleições livres foram há 50 anos e entre os 250 membros eleitos figuravam os dois advogados, unidos pela profissão, mas separados pelas fortes convicções políticas. O sufrágio fundador da democracia portuguesa tem, assim, nas figuras de Adelino Andrade e João Machado (foto) os protagonistas de uma história de liberdade.

ZITA FONSECA

24 de Abril 2025
Adelino Andrade e João Machado, os dois barcelenses que integraram a “Constituinte”
A evocação do 25 de Abril de 1974 tende a sobrepor-se à memória de outros acontecimentos estruturantes do regime democrático que ocorreram no mesmo dia do mês, mas em anos seguintes. Este ano assinalam-se os 50 anos das eleições de 25 de Abril de 1975 para a Assembleia Constituinte que tinha por missão redigir e aprovar a primeira Constituição pós-Estado Novo.Foi a eleição mais concorrida de sempre, com quase 92% de participação. Terminado o regime de partido único, houve 14 forças políticas a concorrer. O PS ganhou com maioria
Nomeados políticos recebem milhares de euros à margem da lei...
Barcelos
Exclusivo

Nomeados políticos recebem milhares de euros à margem da lei

Acumulam funções remuneradas de presidente de Junta com as de membros de apoio aos gabinetes do executivo municipal, cargos que apenas podem exercer em regime de exclusividade. Com isto, obtêm dois rendimentos, circunstância que a lei não admite.

Política