Braga

Foi há 150 anos. Recordamos o dia em que o comboio ligou Porto a Braga pela primeira vez

A viagem inaugural aconteceu a 20 de Maio de 1875, com as presenças de D. Luís I e D. Maria Pia, à qual também não faltou o grande entusiasta dos caminhos-de-ferro e presidente do Conselho, Fontes Pereira de Melo. A revolução chegava, finalmente, a Norte do Douro. E, com ela, algumas das histórias que fazem a história do comboio em Portugal.

PAULO VILA

19 de Maio 2025
Exclusivo
Foi há 150 anos. Recordamos o dia em que o comboio ligou Porto a Braga pela primeira vez
Em Lisboa, havia já 19 anos que o resfolgar das locomotivas pertencia ao quotidiano da cidade. Dali, lanço a lanço, a rede foi-se ampliando, vencido que estava o temor por um meio de transporte que acelerava o progresso do qual o País tão necessitado estava. A resistência política à mudança teve em Fontes Pereira de Melo o maior combatente e obras como a ponte Maria Pia, iniciada em Janeiro de 1875, foram essenciais para estruturar o mapa ferroviário.Em Novembro de 1862, ainda que provisoriamente, os comboios já circulavam entre Gaia
Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídi...
Exclusivo
Investigação

Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídios

As duas empreitadas custaram 300.000€ ao erário público e foram executadas em terrenos das paróquias de Góios e Gueral, para quem revertem as benfeitorias assim que terminem os contratos de cedência dos direitos de superfície. A Junta, que só no último mandato concedeu nunca menos de 17.700€ em subsídios à Igreja, terá ainda de lhe pagar rendas pelo empréstimo das parcelas.

Uncategorized
Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas...
Barcelos
Leitura grátis

Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas

A edição deste ano do carismático festival dedicado à música folk acontece de 28 a 30 de Agosto, em Tregosa. Para assinalar os 15 anos do Arredas, que se apresenta com um espaço renovado e ampliado, os organizadores fizeram, também, uma forte aposta na programação, de que é exemplo o projecto do músico galego Baiuca.

Cultura