Barcelos

Adelino Andrade e João Machado, os dois barcelenses que integraram a “Constituinte”

As primeiras eleições livres foram há 50 anos e entre os 250 membros eleitos figuravam os dois advogados, unidos pela profissão, mas separados pelas fortes convicções políticas. O sufrágio fundador da democracia portuguesa tem, assim, nas figuras de Adelino Andrade e João Machado (foto) os protagonistas de uma história de liberdade.

ZITA FONSECA

24 de Abril 2025
Adelino Andrade e João Machado, os dois barcelenses que integraram a “Constituinte”
A evocação do 25 de Abril de 1974 tende a sobrepor-se à memória de outros acontecimentos estruturantes do regime democrático que ocorreram no mesmo dia do mês, mas em anos seguintes. Este ano assinalam-se os 50 anos das eleições de 25 de Abril de 1975 para a Assembleia Constituinte que tinha por missão redigir e aprovar a primeira Constituição pós-Estado Novo.Foi a eleição mais concorrida de sempre, com quase 92% de participação. Terminado o regime de partido único, houve 14 forças políticas a concorrer. O PS ganhou com maioria
Candidato do PS denunciado ao MP por alegada utilização indevida de dados do sistema ele...
Barcelos
Exclusivo

Candidato do PS denunciado ao MP por alegada utilização indevida de dados do sistema eleitoral

A queixa contra Francisco Rocha (foto), tesoureiro da Junta de Arcozelo e candidato à sua presidência nas próximas autárquicas, terá dado entrada na Procuradoria-Geral da República (PGR). Em causa está o envio de SMS propagandísticas, ao que tudo indica, com recurso a contactos extraídos do Sistema de Informação e Gestão do Recenseamento Eleitoral (SIGRE), de acesso e uso restritos.

Justiça
Política
Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídi...
Exclusivo
Investigação

Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídios

As duas empreitadas custaram 300.000€ ao erário público e foram executadas em terrenos das paróquias de Góios e Gueral, para quem revertem as benfeitorias assim que terminem os contratos de cedência dos direitos de superfície. A Junta, que só no último mandato concedeu nunca menos de 17.700€ em subsídios à Igreja, terá ainda de lhe pagar rendas pelo empréstimo das parcelas.

Uncategorized