Barcelos

Ponte medieval começou a ser construída há 700 anos. É Monumento Nacional desde 1910

Local de passagem (quase) obrigatório – desde a época romana até à Idade Moderna – para quem circulava na parte baixa da bacia do Cávado, muita da história de Barcelos cruza-se com os passos que ecoaram nas suas lajes ao longo de séculos. Iniciada em 1325 por ordem de D. Pedro Afonso, a construção tornou-se num dos maiores símbolos arquitectónicos da cidade.

PAULO VILA

21 de Março 2025
Ponte medieval começou a ser construída há 700 anos. É Monumento Nacional desde 1910
“A ponte de Barcelos foi certamente requerida pela importância que esta vila tinha como pólo de comércio e local de uma concorrida feira, pela frequência de trânsito inter-regional que por aqui passava e que, seguramente, acrescentou bastante mais”. A afirmação está inscrita no volume da colecção Cidades e Vilas de Portugal, dedicado a Barcelos, da autoria de Carlos Ferreira de Almeida.A existência da movimentada feira de que fala o autor é improvável na data em que teve início a construção da ponte – a carta de feira é
Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídi...
Exclusivo
Investigação

Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídios

As duas empreitadas custaram 300.000€ ao erário público e foram executadas em terrenos das paróquias de Góios e Gueral, para quem revertem as benfeitorias assim que terminem os contratos de cedência dos direitos de superfície. A Junta, que só no último mandato concedeu nunca menos de 17.700€ em subsídios à Igreja, terá ainda de lhe pagar rendas pelo empréstimo das parcelas.

Uncategorized
Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas...
Barcelos
Leitura grátis

Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas

A edição deste ano do carismático festival dedicado à música folk acontece de 28 a 30 de Agosto, em Tregosa. Para assinalar os 15 anos do Arredas, que se apresenta com um espaço renovado e ampliado, os organizadores fizeram, também, uma forte aposta na programação, de que é exemplo o projecto do músico galego Baiuca.

Cultura