Barcelos

O extraordinário caso da necrópole de Tamel S. Fins

O sarcófago de granito posto a descoberto pela rectroescavadora que naquele dia de Julho de 2021 dava início às obras do arranjo urbanístico junto da igreja foi o primeiro vestígio. O que foi encontrado é deveras surpreendente: um cemitério medieval que terá sido utilizado entre os séculos VI e XIV. Esta é a datação atribuída por Cláudio Brochado, arqueólogo da Câmara de Barcelos.

ZITA FONSECA

18 de Junho 2024
Exclusivo
O extraordinário caso da necrópole de Tamel S. Fins
Quando se fala em cemitério medieval é bom que se ponha de lado qualquer ideia que se assemelhe ao conceito actual. Necrópole é o termo mais correcto para designar aquele achado. Das 89 sepulturas postas a descoberto em pouco mais de 800 metros quadrados, a maior parte são “covachos” de planta rectangular ou ovalada, escavados na terra, alguns ainda delimitados por pedras ou fragmentos de “tégula” (telhas características da época romana).Uma vez depositado, o cadáver era coberto com pedras para ficar a salvo dos animais. A título
Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídi...
Exclusivo
Investigação

Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídios

As duas empreitadas custaram 300.000€ ao erário público e foram executadas em terrenos das paróquias de Góios e Gueral, para quem revertem as benfeitorias assim que terminem os contratos de cedência dos direitos de superfície. A Junta, que só no último mandato concedeu nunca menos de 17.700€ em subsídios à Igreja, terá ainda de lhe pagar rendas pelo empréstimo das parcelas.

Uncategorized
Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas...
Barcelos
Leitura grátis

Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas

A edição deste ano do carismático festival dedicado à música folk acontece de 28 a 30 de Agosto, em Tregosa. Para assinalar os 15 anos do Arredas, que se apresenta com um espaço renovado e ampliado, os organizadores fizeram, também, uma forte aposta na programação, de que é exemplo o projecto do músico galego Baiuca.

Cultura