Barcelos

Venha a nós o vosso dinheiro, seja feita a nossa vontade…

Procissões, painéis fotovoltaicos, projectos de arquitectura, restauros de arte sacra, obras em adros, igrejas, residências e salões paroquiais. E, até, em casas de banho. Em pouco mais de dois anos, 1,1 milhões de euros saíram dos cofres do Município para serem aplicados maioritariamente em património da Igreja Católica. “É escandaloso”, reage a Associação Cívica República e Laicidade.

PAULO VILA

22 de Maio 2024
Exclusivo
Investigação
Venha a nós o vosso dinheiro, seja feita a nossa vontade…
O pedido é elucidativo e deu entrada na Câmara de Barcelos em 18/4/2022. “A Confraria de Nossa Senhora da Franqueira pretende pavimentar parte do recinto do Santuário (...) com vista a assear e embelezar o espaço. (...) Este corredor é utilizado por diversas vezes e em diversas cerimónias, como na peregrinação arciprestal, na via sacra, em casamentos e outras actividades religiosas significativas para o concelho e arciprestado, sendo que consideramos que o percurso deva oferecer ilustres e dignas condições para os fins enumerados.”Para
Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídi...
Exclusivo
Investigação

Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídios

As duas empreitadas custaram 300.000€ ao erário público e foram executadas em terrenos das paróquias de Góios e Gueral, para quem revertem as benfeitorias assim que terminem os contratos de cedência dos direitos de superfície. A Junta, que só no último mandato concedeu nunca menos de 17.700€ em subsídios à Igreja, terá ainda de lhe pagar rendas pelo empréstimo das parcelas.

Uncategorized
Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas...
Barcelos
Leitura grátis

Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas

A edição deste ano do carismático festival dedicado à música folk acontece de 28 a 30 de Agosto, em Tregosa. Para assinalar os 15 anos do Arredas, que se apresenta com um espaço renovado e ampliado, os organizadores fizeram, também, uma forte aposta na programação, de que é exemplo o projecto do músico galego Baiuca.

Cultura