Barcelos

IP avança com 30 milhões para suprimir a maioria das passagens-de-nível do concelho

É o valor (já autorizado) que a empresa pública prevê gastar até 2029 e constitui o investimento mais elevado de sempre feito na infra-estrutura ferroviária que serve o concelho. O SETE JORNAL teve acesso ao programa que estabelece a intervenção em 11 passagens-de-nível, sendo que oito serão suprimidas e três reclassificadas para peões.

PAULO VILA

16 de Abril 2024
Exclusivo
IP avança com 30 milhões para suprimir a maioria das passagens-de-nível do concelho
O despacho que autoriza a despesa foi publicado no Diário da República do passado dia 4 e a empreitada integra o Plano Nacional de Investimentos 2030 dirigido à ferrovia. São 30 milhões de euros destinados a pôr fim à quase totalidade das passagens-de-nível (PN) que subsistem no concelho e fazem dele um caso singular no país.De todos os municípios atravessados pelos cerca de 130 km da linha do Minho, Barcelos foi e continua a ser aquele que tem maior número de PN no seu território – uma extensão de aproximadamente 27 km. Eram
Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídi...
Exclusivo
Investigação

Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídios

As duas empreitadas custaram 300.000€ ao erário público e foram executadas em terrenos das paróquias de Góios e Gueral, para quem revertem as benfeitorias assim que terminem os contratos de cedência dos direitos de superfície. A Junta, que só no último mandato concedeu nunca menos de 17.700€ em subsídios à Igreja, terá ainda de lhe pagar rendas pelo empréstimo das parcelas.

Uncategorized
Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas...
Barcelos
Leitura grátis

Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas

A edição deste ano do carismático festival dedicado à música folk acontece de 28 a 30 de Agosto, em Tregosa. Para assinalar os 15 anos do Arredas, que se apresenta com um espaço renovado e ampliado, os organizadores fizeram, também, uma forte aposta na programação, de que é exemplo o projecto do músico galego Baiuca.

Cultura