Barcelos

Câmara deixa caducar metade das áreas de reabilitação urbana

Duas das quatro ARU que o Município de Barcelos criou para dar “condições jurídicas e fiscais aos proprietários” extinguiram-se por falta de regulamentação. Em 2019, a Câmara tinha ainda anunciado duas outras, mas nunca viram a luz do dia.

PAULO VILA

18 de Janeiro 2024
Exclusivo
Câmara deixa caducar metade das áreas de reabilitação urbana
As áreas de reabilitação urbana (ARU) Barcelinhos Poente e Barcelos Nascente 2 extinguiram-se por caducidade porque nem o anterior nem o actual executivos municipais criaram a regulamentação necessária. Para cada ARU, a lei determina que seja aprovado um instrumento próprio – as ORU – que estabeleça o conjunto articulado de intervenções com vista à reabilitação urbana dessa mesma área. Nada disto aconteceu.“No caso da aprovação da delimitação de uma ARU não ter lugar em simultâneo com a aprovação da Operação de
Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídi...
Exclusivo
Investigação

Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídios

As duas empreitadas custaram 300.000€ ao erário público e foram executadas em terrenos das paróquias de Góios e Gueral, para quem revertem as benfeitorias assim que terminem os contratos de cedência dos direitos de superfície. A Junta, que só no último mandato concedeu nunca menos de 17.700€ em subsídios à Igreja, terá ainda de lhe pagar rendas pelo empréstimo das parcelas.

Uncategorized
Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas...
Barcelos
Leitura grátis

Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas

A edição deste ano do carismático festival dedicado à música folk acontece de 28 a 30 de Agosto, em Tregosa. Para assinalar os 15 anos do Arredas, que se apresenta com um espaço renovado e ampliado, os organizadores fizeram, também, uma forte aposta na programação, de que é exemplo o projecto do músico galego Baiuca.

Cultura