Barcelos

Cobres Cunha encerra portas a poucos anos de completar um século de existência

Era dos últimos ofícios artesanais que a cidade de Barcelos tinha para mostrar aos visitantes. Atraía gente de todo o mundo, mas os poderes públicos nunca lhe dedicaram a atenção merecida. No mesmo mês em que há 93 anos abriu portas, foi comunicado o fim definitivo da actividade. O SETE JORNAL republica uma reportagem da jornalista Zita Fonseca quando os Cobres Cunha celebraram oito décadas.

REDACÇÃO

23 de Janeiro 2025
Cobres Cunha encerra portas a poucos anos de completar um século de existência
Pela porta da oficina da Rua da Madalena parece que o tempo passa à distância. Com o seu fato-macaco azul, Fernando Cunha* parece imune à passagem dos anos. Ele é o Cunha Caldeireiro, continuador de uma orgulhosa dinastia de artífices do cobre oriunda de Braga, onde o avô tinha oficina.No dia 2 de Janeiro de 1932, João Cunha Fernandes, seu pai, abriu os “Cobres Cunha”. Fernando haveria de nascer em Dezembro desse ano. A oficina prosperou a fazer alambiques e máquinas de sulfatar para os lavradores da região. João Cunha não era
Carteira de encomendas da construtura Baltor atinge 132 milhões de euros este ano
Viana do Castelo
Patrocinado
Leitura grátis

Carteira de encomendas da construtura Baltor atinge 132 milhões de euros este ano

São números recorde que alavancam a empresa minhota para os lugares cimeiros das construtoras de referência no sector. Fundada em 2008, os 125 milhões de euros representam o valor mais elevado de sempre e a sociedade tem em perspectiva atingir um volume de facturação a rondar os 80 milhões.

Economia