São três dias de festa, com entrada livre, dedicados à música do mundo tendo como cenário o rio Neiva. Entre 29 e 31 de Agosto, pela aldeia de Tregosa, Barcelos, vão passar nomes como o dos galegos frenéticos Fanfarria Taquikardia; Freddy Locks, músico e compositor forjado no bairro de Alvalade por entre um conjunto de bandas que marcaram o punk-rock português; e, também de Lisboa, Adufe & Alguidar + Adufe & Máquina de Lavar. Um grupo de nove vozes femininas em que o espectáculo se desdobra e o adufe funde-se com a música electrónica.
Apresentado ontem, 21, o cartaz tem propostas muito variadas que oscilam entre o popular e o alternativo. É disso exemplo a aposta em José Pinhal Post-Mortem Experience, que se vêm redobrando em concertos tal é o êxito alcançado pela banda. Este projecto de tributo ao músico popular José Pinhal recorda a figura de um homem enigmático, nascido em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, em 1952, que viria a morrer (1993) num acidente de viação quando regressava de um dos seus espectáculos. A título de curiosidade, registe-se que a fadista barcelense Gisela João assina um dueto com o vocalista Bruno Martins no tema “Perdoa-me”, que regista dezenas de milhar de visualizações nas redes sociais.
José Pereira, que preside à Torgo – Associação de Apoio às Artes, disse ao SETE JORNAL que esta “aposta” para o cartaz do Arredas “deve-se ao fenómeno da música portuguesa” em que que se transformou o projecto José Pinhal Post-Mortem Experience e cujos repertórios “precisam (…) de ser descobertos pelas novas gerações e reouvidos pelas mais velhas”. Para o organizador, o colectivo faz “um espectáculo que é testemunho de que nunca se morre enquanto alguém nos mantiver na memória” e, em Tregosa, há até a “expectativa” de se atingir um “recorde de público” com esta actuação.
Pelos dois palcos do Arredas vão também passar Tanto Nos Ten (ESP), Trouxa Mouxa, A Salto à Rua, Grolo (ESP), DJ Gaiteirinho, Santamarta, Mazeda, Mr. Vybz, Sopas de Vinho , Grupo Folclórico de Tregosa, Cantadeiras do Grupo Cénico Lírio do Neiva e Modilhas do Neiva.
O Arredas Folk Fest vai para a 14.ª edição e figura entre os festivais do género mais antigos do país. Por ali passaram já as principais bandas de folk nacionais, algumas entretanto desaparecidas.