
Os números constam do Relatório Anual de Sinistralidade que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) acaba de divulgar. Barcelos, a par de Guimarães, são os concelhos do distrito que apresentam piores resultados.
Os números constam do Relatório Anual de Sinistralidade que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) acaba de divulgar. Barcelos, a par de Guimarães, são os concelhos do distrito que apresentam piores resultados.
A edição deste ano do carismático festival dedicado à música folk acontece de 28 a 30 de Agosto, em Tregosa. Para assinalar os 15 anos do Arredas, que se apresenta com um espaço renovado e ampliado, os organizadores fizeram, também, uma forte aposta na programação, de que é exemplo o projecto do músico galego Baiuca.
É da sólida parceria entre escritor e ilustrador iniciada há três anos que nasce “Os olhos de Margarida” para ver a luz do dia esta sexta-feira, 11, ao final da tarde, na Feira do Livro de Barcelos. Depois de “Filho do Vento”, lançado em Outubro passado, é o segundo de uma anunciada trilogia de conto longo criada a quatro mãos.
A averiguação foi uma promessa de campanha de Mário Constantino (esq.) dirigida às áreas que estiveram debaixo de fogo nos mandatos de Miguel Costa Gomes (2009-2021): urbanismo, contratação pública e recursos humanos. As duas últimas permaneceram sob alçada de Domingos Pereira (dir.) até Maio de 2016, que, tendo regressado à Câmara em 2021, impôs que a auditoria externa se restringisse aos anos de 2018 a 2022.
Uma semana depois da (repetida) assinatura do acordo que volta a juntar PSD, CDS e os independentes do BTF na corrida autárquica (foto), Paulo Ralha escreve em comunicado que se sente “perplexo” perante uma cerimónia que “reflete o estado eticamente decadente” de quem governou o concelho “nos últimos anos”.
É a primeira baixa na equipa de Mário Constantino e vem confirmar a notícia avançada pelo SETE JORNAL. As ingerências de Domingos Pereira (BTF) e as questões judiciais, como seja a manutenção de Carlos Eduardo Reis na lista candidata à Câmara, estão na origem da ruptura que traz angustiados alguns sectores do PSD local.
Depois de ter recusado indevidamente o acesso aos documentos, Jorge Cruz (foto) eliminou das duas únicas candidaturas todos os dados susceptíveis de identificar os concorrentes e as suas competências académicas e profissionais. O cargo de “monitor” do Museu de Chavão – fechado há mais de um ano – foi confiado ao genro do presidente da Câmara.
A coligação para disputar as próximas autárquicas em Barcelos volta a juntar PSD e CDS, levando a reboque o BTF, que entretanto se constituiu como associação cívica. Mas, desta feita, os “independentes” vão ser indicados pelo CDS.
Os números recolhidos pelo SETE JORNAL mostram que, ao fim de oito meses, a adesão ao serviço de bicicletas partilhadas de Barcelos (Tuba Bike) é muito baixa. As estações colocadas junto às escolas estão entre as menos utilizadas.
Acabou como começou. No depoimento que ontem chegou ao fim, Alexandre Maciel (foto), um dos 13 arguidos do processo, reafirmou que “falta gente” no banco dos réus se, como sustenta a acusação, todos se tivessem conluiado para favorecer a empresa G Protect. O nome do actual presidente da Concelhia do PS de Barcelos foi por diversas vezes apontado.
A ilegalidade foi sanada através da revogação das deliberações, mas os socialistas falam em “quebra de confiança” e consideram a situação “inadmissível”. Numa nota interna, a directora do Departamento Financeiro dá a entender que este não foi caso único.
Acumulam funções remuneradas de presidente de Junta com as de membros de apoio aos gabinetes do executivo municipal, cargos que apenas podem exercer em regime de exclusividade. Com isto, obtêm dois rendimentos, circunstância que a lei não admite.