Barcelos

Adelino Andrade e João Machado, os dois barcelenses que integraram a “Constituinte”

As primeiras eleições livres foram há 50 anos e entre os 250 membros eleitos figuravam os dois advogados, unidos pela profissão, mas separados pelas fortes convicções políticas. O sufrágio fundador da democracia portuguesa tem, assim, nas figuras de Adelino Andrade e João Machado (foto) os protagonistas de uma história de liberdade.

ZITA FONSECA

24 de Abril 2025
Adelino Andrade e João Machado, os dois barcelenses que integraram a “Constituinte”
A evocação do 25 de Abril de 1974 tende a sobrepor-se à memória de outros acontecimentos estruturantes do regime democrático que ocorreram no mesmo dia do mês, mas em anos seguintes. Este ano assinalam-se os 50 anos das eleições de 25 de Abril de 1975 para a Assembleia Constituinte que tinha por missão redigir e aprovar a primeira Constituição pós-Estado Novo.Foi a eleição mais concorrida de sempre, com quase 92% de participação. Terminado o regime de partido único, houve 14 forças políticas a concorrer. O PS ganhou com maioria
Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídi...
Exclusivo
Investigação

Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídios

As duas empreitadas custaram 300.000€ ao erário público e foram executadas em terrenos das paróquias de Góios e Gueral, para quem revertem as benfeitorias assim que terminem os contratos de cedência dos direitos de superfície. A Junta, que só no último mandato concedeu nunca menos de 17.700€ em subsídios à Igreja, terá ainda de lhe pagar rendas pelo empréstimo das parcelas.

Uncategorized
Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas...
Barcelos
Leitura grátis

Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas

A edição deste ano do carismático festival dedicado à música folk acontece de 28 a 30 de Agosto, em Tregosa. Para assinalar os 15 anos do Arredas, que se apresenta com um espaço renovado e ampliado, os organizadores fizeram, também, uma forte aposta na programação, de que é exemplo o projecto do músico galego Baiuca.

Cultura