Barcelos

Arredas leva a Tregosa banda de tributo a José Pinhal

O projecto que se transformou num fenómeno e já fez notícia no reputado The Guardian, jornal do Reino Unido, foi escolhido para cabeça de cartaz da edição deste ano do Arredas Folk Fest. José Pinhal Post-Mortem Experience actuam a 30 de Agosto. Mas há mais surpresas…

PAULO VILA

22 de Julho 2024
Leitura grátis
Arredas leva a Tregosa banda de tributo a José Pinhal

São três dias de festa, com entrada livre, dedicados à música do mundo tendo como cenário o rio Neiva. Entre 29 e 31 de Agosto, pela aldeia de Tregosa, Barcelos, vão passar nomes como o dos galegos frenéticos Fanfarria Taquikardia; Freddy Locks, músico e compositor forjado no bairro de Alvalade por entre um conjunto de bandas que marcaram o punk-rock português; e, também de Lisboa, Adufe & Alguidar + Adufe & Máquina de Lavar. Um grupo de nove vozes femininas em que o espectáculo se desdobra e o adufe funde-se com a música electrónica.

Apresentado ontem, 21, o cartaz tem propostas muito variadas que oscilam entre o popular e o alternativo. É disso exemplo a aposta em José Pinhal Post-Mortem Experience, que se vêm redobrando em concertos tal é o êxito alcançado pela banda. Este projecto de tributo ao músico popular José Pinhal recorda a figura de um homem enigmático, nascido em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, em 1952, que viria a morrer (1993) num acidente de viação quando regressava de um dos seus espectáculos. A título de curiosidade, registe-se que a fadista barcelense Gisela João assina um dueto com o vocalista Bruno Martins no tema “Perdoa-me”, que regista dezenas de milhar de visualizações nas redes sociais.

José Pereira, que preside à Torgo – Associação de Apoio às Artes, disse ao SETE JORNAL que esta “aposta” para o cartaz do Arredas “deve-se ao fenómeno da música portuguesa” em que que se transformou o projecto José Pinhal Post-Mortem Experience e cujos repertórios “precisam (…) de ser descobertos pelas novas gerações e reouvidos pelas mais velhas”. Para o organizador, o colectivo faz “um espectáculo que é testemunho de que nunca se morre enquanto alguém nos mantiver na memória” e, em Tregosa, há até a “expectativa” de se atingir um “recorde de público” com esta actuação.

Pelos dois palcos do Arredas vão também passar Tanto Nos Ten (ESP), Trouxa Mouxa, A Salto à Rua, Grolo (ESP), DJ Gaiteirinho, Santamarta, Mazeda, Mr. Vybz, Sopas de Vinho , Grupo Folclórico de Tregosa, Cantadeiras do Grupo Cénico Lírio do Neiva e Modilhas do Neiva.
O Arredas Folk Fest vai para a 14.ª edição e figura entre os festivais do género mais antigos do país. Por ali passaram já as principais bandas de folk nacionais, algumas entretanto desaparecidas.

Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídi...
Exclusivo
Investigação

Junta faz obras em terrenos da Igreja, paga-lhe rendas e dá milhares de euros em subsídios

As duas empreitadas custaram 300.000€ ao erário público e foram executadas em terrenos das paróquias de Góios e Gueral, para quem revertem as benfeitorias assim que terminem os contratos de cedência dos direitos de superfície. A Junta, que só no último mandato concedeu nunca menos de 17.700€ em subsídios à Igreja, terá ainda de lhe pagar rendas pelo empréstimo das parcelas.

Uncategorized
Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas...
Barcelos
Leitura grátis

Baiuca, Sebastião Antunes e Kumpania prometem muita algazarra no Arredas

A edição deste ano do carismático festival dedicado à música folk acontece de 28 a 30 de Agosto, em Tregosa. Para assinalar os 15 anos do Arredas, que se apresenta com um espaço renovado e ampliado, os organizadores fizeram, também, uma forte aposta na programação, de que é exemplo o projecto do músico galego Baiuca.

Cultura