Barcelos

Último concerto de António Variações foi há 40 anos, em Viatodos

A doença já não o deixou cantar o que queria na Queima das Fitas de 1984, em Coimbra, e, tudo indica, a Feira da Páscoa acolheu assim o último espectáculo do artista. O SETE JORNAL foi ouvir os organizadores que, há quatro décadas, colocaram as Doce e António Variações no mesmo palco.

PAULO VILA

22 de Abril 2024
Exclusivo
Último concerto de António Variações foi há 40 anos, em Viatodos
Domingo de Páscoa, 22 de Abril de 1984. As celebrações da ressurreição de Cristo são quem determina o calendário de uma das maiores festas populares do concelho de Barcelos e pelas quais, em boa medida, Viatodos se deu a conhecer desde meados do século passado. Assim aconteceu sempre e, naquele ano, não foi diferente com a Feira da Páscoa – entretanto rebaptizada de Feira da Isabelinha. Mesmo à distância, não será difícil imaginar o frenesim que naquele dia terá percorrido a aldeia. Vindas de acumular sucessos discográficos
Cobres Cunha encerra portas a poucos anos de completar um século de existência
Barcelos

Cobres Cunha encerra portas a poucos anos de completar um século de existência

Era dos últimos ofícios artesanais que a cidade de Barcelos tinha para mostrar aos visitantes. Atraía gente de todo o mundo, mas os poderes públicos nunca lhe dedicaram a atenção merecida. No mesmo mês em que há 93 anos abriu portas, foi comunicado o fim definitivo da actividade. O SETE JORNAL republica uma reportagem da jornalista Zita Fonseca quando os Cobres Cunha celebraram oito décadas.

Cultura
Economia