Quando são precisos 22 anos para construir menos de 1 km de estrada
Prometido a cada novo ciclo autárquico, foi-se arrastando ao longo de sete mandatos. Mais de duas décadas depois, o fecho da circular rodoviária urbana de Barcelos avançou por estes dias e é já apontado como “um marco histórico”. O SETE JORNAL traça-lhe o caminho de uma obra que começou há… 40 anos!
Salão Nobre dos Paços do Concelho de Barcelos, 26 de Novembro de 1988. Quando o primeiro-ministro Cavaco Silva, ainda a cumprir o primeiro mandato, recebeu das mãos do presidente da Câmara, João Machado, a Medalha de Ouro da Cidade, tinha acabado de inaugurar a “ponte nova”. A travessia sobre o rio Cávado, que permitiu retirar parte substancial do tráfego que confluía para a esgotada ponte medieval, provocando o caos, era peça crucial na construção da projectada circular urbana. Marcou, de resto, o arranque daquele que viria a ser
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Era dos últimos ofícios artesanais que a cidade de Barcelos tinha para mostrar aos visitantes. Atraía gente de todo o mundo, mas os poderes públicos nunca lhe dedicaram a atenção merecida. No mesmo mês em que há 93 anos abriu portas, foi comunicado o fim definitivo da actividade. O SETE JORNAL republica uma reportagem da jornalista Zita Fonseca quando os Cobres Cunha celebraram oito décadas.
Deveria estar concluída há quase três anos, mas desconhece-se quando entrará em funcionamento. A Junta de Freguesia “não sabe o que se passa” e a Câmara deixou as perguntas do SETE JORNAL sem resposta. A extensão de saúde de Fragoso representa um investimento de 400 mil euros.
Nos próximos quatro meses, o Tribunal de Braga começa a julgar dois processos que envolvem parte dos vereadores que acompanharam Miguel Costa Gomes no executivo municipal, incluindo o próprio. Armandina Saleiro e José Gomes Pereira (foto), que figuram entre os acusados, encabeçam a lista do PS às próximas autárquicas.
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