Região

Famalicão, um oásis industrial no Norte do país

Só Lisboa e Palmela superam este concelho que, em 2023, registou o maior volume de exportações de sempre. Sozinho, compara com duas capitais de distrito (Braga e Viana do Castelo) e ultrapassa em mais do dobro os valores alcançados pelo Porto.

PAULO VILA

21 de Fevereiro 2024
Famalicão, um oásis industrial no Norte do país
É num território com 202 km2 e uma população residente a rondar 133.500 habitantes que já são produzidos 3,58% dos bens exportados por Portugal. Os dados preliminares referentes a 2023, actualizados em 9 de Fevereiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram ainda que Famalicão reforçou a condição de terceiro concelho mais exportador num ano em que o país assistiu a um decréscimo nas transacções de bens durante os quatro trimestres. A cifra das exportações alcançada por Famalicão situa-se nos 2782 milhões de euros,
Cobres Cunha encerra portas a poucos anos de completar um século de existência
Barcelos

Cobres Cunha encerra portas a poucos anos de completar um século de existência

Era dos últimos ofícios artesanais que a cidade de Barcelos tinha para mostrar aos visitantes. Atraía gente de todo o mundo, mas os poderes públicos nunca lhe dedicaram a atenção merecida. No mesmo mês em que há 93 anos abriu portas, foi comunicado o fim definitivo da actividade. O SETE JORNAL republica uma reportagem da jornalista Zita Fonseca quando os Cobres Cunha celebraram oito décadas.

Cultura
Economia