Barcelos

O ‘paraíso’ desconhecido dos analistas políticos

Tal como no país, em Barcelos o braço ameaçador da justiça ergue-se sobre a cabeça de alguns dos mais influentes políticos. Começou a ser assim em 2019 e continuou neste ano agora prestes a findar. O que terminou mesmo ao fim de 14 anos foi a ‘novela’ da água, com o Tribunal de Contas a dar visto favorável ao acordo entre a Câmara e a Águas de Barcelos.

ZITA FONSECA

26 de Dezembro 2023
Exclusivo
O ‘paraíso’ desconhecido dos analistas políticos
Se o último mandato do PS na Câmara foi como foi por causa da Operação Teia, que valeu quatro meses de prisão domiciliária ao então presidente Miguel Costa Gomes, o da actual coligação (PSD-CDS-BTF) começou cedo a ser abalado pela justiça. Pode dizer-se que levou um tiro no porta-aviões quando o vice-presidente Domingos Pereira (BTF) foi condenado por corrupção passiva a dois anos e dez meses de prisão (pena suspensa) e à perda de mandato, decisão confirmada já em Março deste ano pelo Tribunal da Relação de Guimarães (TRG).
Acção para travar fim do grupo municipal do BTF omite que membros foram eleitos pelo PSD
Barcelos
Exclusivo

Acção para travar fim do grupo municipal do BTF omite que membros foram eleitos pelo PSD

É a pedra-de-toque em todo o processo, mas da petição inicial e da resposta ao despacho de aperfeiçoamento não constam quaisquer referências ao facto dos 21 requerentes terem sido eleitos pelo PSD. Num primeiro momento, a providência cautelar foi pensada para travar os efeitos da decisão do presidente da Assembleia Municipal na sessão de 12 de Dezembro. A citação chegou ao Município no dia 13.

Política