Região

Nine, a estação-calvário para quem viaja de comboio

A espera chega a ser de várias horas porque os comboios de ligação partem de Nine escassos minutos antes da chegada dos passageiros. CP recusa dar explicações.

PAULO VILA

26 de Dezembro 2023
Nine, a estação-calvário para quem viaja de comboio
De automóvel, 20 a 30 minutos separam Braga e Barcelos. Mas numa altura em que se incentiva o uso dos transportes públicos como opção sustentável e económica, a viagem de comboio pode demorar 3h13m. Nine, onde na maior parte dos casos a mudança de comboio continua a ser necessária para os passageiros serviços pelo troço de 91 km entre aquela estação e a de Valença, é, sobretudo, um lugar de desesperação. O mais flagrante dos exemplos dá-se diariamente com o comboio urbano que parte de Braga às 10h39 e chega a Nine às 10h58.
Cobres Cunha encerra portas a poucos anos de completar um século de existência
Barcelos

Cobres Cunha encerra portas a poucos anos de completar um século de existência

Era dos últimos ofícios artesanais que a cidade de Barcelos tinha para mostrar aos visitantes. Atraía gente de todo o mundo, mas os poderes públicos nunca lhe dedicaram a atenção merecida. No mesmo mês em que há 93 anos abriu portas, foi comunicado o fim definitivo da actividade. O SETE JORNAL republica uma reportagem da jornalista Zita Fonseca quando os Cobres Cunha celebraram oito décadas.

Cultura
Economia